Android 5.0 Lollipop e a bateria: o que muda?


 O aspecto mais útil do Android 5.0 Lollipop não é o seu novo visual: são as melhorias que aumentarão a duração da bateria nos dispositivos. Confira abaixo o que irá mudar com a mais nova versão do Android.

Android L lollipop interface pink lol
O Android 5.0 Lollipop promete otimizar a bateria do seu dispositivo. / © ANDROIDPIT
  A tecnologia móvel está se tornando cada vez mais rápida, barata e eficiente, mas o calcanhar de Aquiles de qualquer smartphone continua sendo a sua bateria. Todas as melhorias efetuadas nesse setor são superadas pela lista de demandas de novas funções (banda-larga mais rápida, telas maiores, mais pixels, etc.). É por isso que a maioria dos smartphones ainda precisa ser recarregada todos os dias, isso sem falar dos smartwatches.

 Não seria ótimo se, ao atualizar seu sistema operacional, a duração da bateria também aumentasse? É exatamente isso que promete o Android 5.0 Lollipop.

Energia para todos: Android 5.0 Lollipop e o Projeto Volta

android 5 0 lollipop nouveautes batterie
O Project Volta faz o Android consumir menos energia. / © ANDROIDPIT
 A mudança mais significativa no Android 5.0 é o Projeto Volta, o sucessor do Projeto Butter (iniciado para fazer com que a interface do Android se tornasse mais fluida) e do Projeto Svelte (iniciado para fazer com que o Android rodasse com menos memória RAM). Desta vez, o foco está na duração da bateria, e foram feitas diversas mudanças-chave que farão com que seu dispositivo gaste menos bateria.

 Uma das coisas que o Google descobriu sobre o Android é que, ao “acordar” o dispositivo por um segundo apenas consumia dois minutos de bateria em standby. Isso se deve ao fato de que o processo não envolve apenas o acendimento da tela: o processador também é ativado, e a antena começa a checar dados que chegam. O Projeto Volta criou uma nova API que organizará melhor as tarefas-padrão e de baixa prioridade, para que a bateria seja gasta de maneira mais eficiente.

A mudança do ART

nexus4 android lollipop battery
Em testes, a prévia do Android 5.0 L economizou 36% a mais de bateria do que o KitKat. / © Google; ANDROIDPIT
 O segundo aspecto importante é o ART, a nova máquina virtual para os aplicativos Android. Ele é mais rápido e mais eficiente do que o antecessor Dalvik, e quando o dispositivo precisa trabalhar menos, ele também gasta menos energia.

 Há alguns meses, o site Ars Technica decidiu testar a versão prévia do Android L, e constatou que o Nexus 5 economizava 36% de bateria com a nova máquina virtual, e isso com o modo de economia de energia desativado. Para entender melhor as mudanças trazidas pelo ART, acesse o seguinte artigo:

O bug da bateria do Android 5.0 Lollipop

Nexus5 Android5
O bug da bateria do Android atrasou a distribuição do Lollipop para os Nexus. / © Google
 Por causa das diversas melhorias do Android 5.0 no quesito bateria, é uma pena que seu lançamento tenha sido ofuscado por relatos de um grande bug na bateria: com a Wi-Fi ativada num Nexus 5, o bug começaria a devorar energia de maneira devastadora. A boa notícia é que o bug foi consertado no dia 6 de novembro.

Battery Historian

 Quando o assunto é bateria, um dos aspectos mais importantes do Android 5.0 Lollipop passa despercebido, a não ser que você seja um desenvolvedor: ele é chamado Battery Historian, e fornece aos desenvolvedores informações detalhadas a respeito de como seus aplicativos irão afetar a bateria de cada dispositivo. Com isso, espera-se que os desenvolvedores comecem a fazer ajustes e adaptar funções que consomem bateria exageradamente (não é, Facebook?).

Agora só nos resta esperar a chegada do Lollipop e ver na prática se a nova versão do SO é mesmo tudo o que promete no quesito bateria.

Fonte: AndroidPit

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.