Android 6.0: O que queremos ver na próxima versão do OS da Google


 O Android 5.0 Lollipop foi uma das maiores atualizações do OS da Google dos últimos tempos: nova interface de usuário com o Material Design, novas políticas de segurança e criptografia, múltiplos usuários, animações, gerenciamento de bateria, entre tantas outras novidades. Entretanto, ainda há muito que pode ser melhorado, por isso, resolvemos fazer uma lista com aquilo que queremos ver no Android 6.0 M, a próxima versão do sistema operacional do Google.
instagram android nexus 5 bugdroid teaser
O Lollipop não é perfeito, ainda existem algumas coisas que podem deixar o OS ainda melhor. / © ANDROIDPIT

Um tema escuro

 O Android 5.0 Lollipop evoluiu em relação às cores monótonas do KitKat 4.4, com seus tons de cinza e preto, e se tornou a versão mais colorida do OS Android. Porém, essa característica não agrada a todos, em especial os usuários com dispositivos com display AMOLED, onde o tema escuro é melhor para uma eficiência energética otimizada. Portanto, desejo que a Google nos dê uma escolha de tema escuro para a próxima versão do Android. De acordo com o que levantamos com nossas fontes, o time do Android está desenvolvendo um dark theme para o Android com base no layout da versão escura do teclado do Lollipop.
material dark
Apesar de não ser completamente preto, mas ainda elegante, o app Material Dark pode ser baixado no XDA-Developers. / © Vivek_Neel

Um botão para fechar todos os aplicativos recentes

 Não precisa ser um botão necessariamente, pode ser um gesto, ou uma função. Mesmo no Lollipop, ainda é necessário deslizar o dedo para fechar os apps um a um, o que é um tanto incômodo. Na ROM Paranoid Android, por exemplo, você toca uma vez no botão Apps Recentes para que eles apareçam na tela e, ao tocar novamente, o sistema fecha todos os apps abertos, à exceção do último a ser utilizado; uma solução simples e elegante.
AndroidPIT Lollipop KitKat recent apps
O modo de visualizar os apps recentes mudou, a maneira de encerrá-los não. / © ANDROIDPIT
 Algumas interfaces de fabricantes também possuem um kill switch, e outras custom ROM também, mas a Google bem que poderia apresentar uma opção nativa para isso. Ainda que fechar os apps recentes não seja um recurso recomendado por especialistas:

Maior autonomia de Bateria

 A bateria ainda um grande problema em praticamente todos os smartphones Android, pois não dura mais que um dia. Sou um usuário "pesado", WiFi e 3G sempre ligados, fones bluetooth sempre funcionando, uso muito os sistemas de localização, tela com brilho no máximo (não enxergo muito bem) e estou constantemente olhando para a tela do aparelho; com isso, tenho sorte quando a bateria dura mais de 6 horas. A Sony apresentou soluções de bateria no Xperia Z3, a Motorola colocou uma bateria maior no Moto Maxx, a Samsung criou um sistema de emergência no Galaxy S5. Existem soluções possíveis, agora só falta a Google inseri-las no sistema, pode escolher a melhor ou fazer um mix de todas elas, mas é necessário que algo seja feito; eu não tenho bolso para levar o carregador comigo a todo lugar.
nexus4 android lollipop battery
O Lollipop trouxe a previsão de duração da bateria, seria bom se ela durasse mais. / © ANDROIDPIT

Reconhecimento de escrita

 Quem usa o Swiftkey dificilmente consegue trocá-lo por outro teclado, e os usuário da S Pen amam a funcionalidade da caneta. Bem que a equipe de desenvolvedores do Android poderia unir os dois e apresentar uma solução nativa para escrita manual no Android. O software para isso já existe no mercado, então é só adaptá-lo para que possamos escrever diretamente na tela - seja com uma stylus, seja com um um lápis, como no caso do Xperia Z2. É claro que essa função teria que ser muito bem desenvolvida, para que reconhecesse mesmo garranchos ininteligíveis e os transformasse em letras, números e símbolos.
LV1A3691
A S Pen da Sammy é muito útil, que tal trazer algo parecido a todos os Android? / © AndroidPIT

Botões capacitivos vs. botões físicos

 Desde o Ice Cream Sandwich, não há mais necessidade de botões físicos para Home, Voltar e Menu/Apps Recentes. Entretanto, alguns usuário acham que botões virtuais roubam espaço na tela, e preferem botões físicos a capacitivos. O Cyanogen OS trouxe a opção de escolher entre os tipos de botões, permitindo que cada usuário escolha o que preferir. É uma função simples, mas que deixaria muitas pessoas mais felizes.
oneplus one button 2
No Oneplus One já é possível optar entre botões capacitivos ou físicos. / © AndroidPIT

Modo imersivo o tempo todo

 No Lollipop já é possível esconder a barra de status em alguns apps, mas não existe um modo imersivo total, verdadeiro, em que ambas as barras desapareçam, deixando apenas o app na tela. No modo imersivo da Paranoid Android, por exemplo, as barras de status e navegação estão sempre escondidas, para mostrá-las só é necessário deslizar o dedo de fora da tela para dentro, assim toda a tela do smartphone mostra o conteúdo do aplicativo, sem distrações.
modo imersivo pa br
Modo imersivo da ROM Paranoid Android. / © ANDROIDPIT

Controle total do sistema

 Liberdade e controle. Seja para instalar o TouchWiz no seu Nexus, seja para apagar os aplicativos padrão e usar aqueles que você escolher; tudo isso sem a necessidade de root ou de custom ROM. Um sonho impossível? Provavelmente. O Android é um sistema aberto, por isso que as fabricantes podem criar skins e os desenvolvedores suas próprias ROMs. Entretanto, a Big G não quer que o OS seja tão aberto assim, já que é através dele que garante o uso dos seus serviços. É claro que não teremos liberdade total nativamente no Android 6.0 M, ou em qualquer Android futuro, mas um pouco mais de liberdade seria bom, ao menos para poder apagar os aplicativos que eu quiser apagar. Existem soluções para isso, como o Xposed ou CyanogenMod, mas elas ainda requerem root.

Agora queremos saber a sua opinião: O que você gostaria de ver no Android 6.0 M? Participe nos comentários.

Fonte: AndroidPit

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.