Dicas essenciais para o Facebook Messenger


 Artigo atualizado com um truque para usar o chat do Facebook sem necessidade do Facebook Messenger.

 O Facebook Messenger é um dos aplicativos mais baixados da Google Play Store. Agora que para usar o chat do Facebook o aplicativo é obrigatório*, reunimos algumas dicas de uso dele, pequenas coisas para facilitar a sua experiência com o app.
IMGL9157
O Facebook Messenger agora é o único modo de conversar pelo 'Face'. / © ANDROIDPIT

1. Use o chat do Facebook sem necessidade de usar o Facebook Messenger

 Apesar de anunciarmos logo no primeiro parágrafo deste artigo que o download do Facebook Messenger é necessário para o uso do chat do Facebook, recentemente um desenvolvedor do fórum do XDA criou um app chamado Facebook Chat Enabler, que permite usar o chat sem a necessidade de ter o app mensageiro instalado. O aplicativo está disponível para download no fórum do XDA, funciona sem necessidade de root e é compatível com as versões do Android 2.3 até 5.0.

 As vantagens de usar Facebook Chat Enabler são enormes, começando pelo fato de que você economiza no consumo de bateria e memória RAM. Isso porque o Facebook Chat Enabler é apenas um habilitador e nunca será executado diretamente pelo sistema, logo, baixíssimo consumo de energia ou RAM.

 Assim, para usar o Facebook Chat Enabler, você precisa desinstalar o Facebook Messenger primeiro e instalar o APK do habilitador a partir deste tópico do XDA. Depois de instalado, você não precisará fazer mais nada, nenhum ícone aparecerá no menu ou na gaveta de aplicativos e o chat do Facebook vai funcionar perfeitamente. O APK roda com sucesso nas seguintes versões do Facebook:
  • 20.0.0.25.15 + versões anteriores
  • 21.0.0.23.12 (a última versão disponível na Play Store)
  • 22.0.0.8.13

2. Envie imagens e vídeos em vez de texto

 Em vez de digitar, você pode mandar fotos e vídeos praticamente in real time com o app: apenas toque no ícone da câmera na barra abaixo do campo de texto e faça as suas imagens, um pequeno viewfinder (que pode ser expandido) aparece, daí é só tocar uma vez para bater uma foto, ou manter pressionado, para gravar um vídeo. Seja qual for a opção, é enviada na hora para o seu contato.

 Além disso, tocando no ícone de imagem, é possível mandar fotos ou vídeos que estejam salvos no seu dispositivo.
facebook1
O mini-viewfinder do Facebook Messenger. / © ANDROIDPIT

3. Fale em vez de digitar

 Outra alternativa ao texto são as mensagens de voz, com o Facebook Messenger é possível fazer ligações gratuitas por VoIP ou mandar pequenos clipes de áudio, como no Whatsapp. Basta tocar no ícone do microfone, gravar sua mensagem e enviá-la ao contato: simples e prático.
facebook2
Com o Messenger é possível fazer ligações via VoIP ou mandar clipes de áudio. / © ANDROIDPIT

4. Contatos e grupos preferidos na sua Home Screen

 Para aqueles contatos frequentes, um atalho na tela inicial pode poupar tempo, evitando a necessidade de abrir o app toda a vez que você for conversar com uma pessoa. Para criar o atalho é só selecionar o contato ou grupo e tocar nos três pontos que abrem o menu flutuante, nele, selecione "Criar atalho" e pronto, o contato estará na sua homescreen automaticamente.
facebook4
Seus contatos favoritos direto na tela inicial do seu Android. / © ANDROIDPIT

5. Sua localização na tela

 O Facebook Messenger tem uma função de localização muito prática: ao lado do seletor de smiles há um ícone de local, que quando azul está ligado e mostra nas mensagens a sua localização. Entretanto, às vezes é necessário ser mais específico, para isso, basta tocar nos três pontos e selecionar "Ver mapa". Essa opção manda um mapa para o seu contato, indicando a localização de ambos (desde que ambos estejam com o localizador ativado). É bem mais fácil do que tentar explicar como chegar naquele bar que fica em um bairro diferente.
facebook mapa
O mapa aparece para você e para seu contato. / © ANDROIDPIT

*. Usar o Facebook sem o Messenger

 Essa vai para quem não quer utilizar o app do Messenger, seja por não gostar do aplicativo ou por qualquer outro motivo. Existe um modo de burlar o bloqueio do Facebook, apesar de não ser a solução ideal, é a única até o momento: utilizar o Facebook no navegador.
 Utilizando o Chorme ou Firefox ou qualquer outro browser você pode logar normalmente no Facebook e usar o chat como se estivesse no computador, é só tocar no ícone de mensagens na parte superior central da janela e conversar. Infelizmente, várias funções não estão disponíveis nesse modo, apenas os smiles e enviar fotos.

 Além disso, desse modo também é possível se livrar do aplicativo do Facebook, ideal para quem tem problemas com armazenamento, por exemplo.
facebook6
Não tão completo como o app, mas funcional, o Facebook pode ser usado no browser. / © ANDROIDPIT
Essas são apenas algumas das funções do aplicativo, quais outras vocês conhecem e recomendam? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: AndroidPit

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.