Como usar todos os recursos do Google Fit que monitora seus exercícios


 Recentemente, a Google disponibilizou uma nova plataforma fitness para permitir que consumidores de todo o mundo pudessem ter muito mais detalhes sobre suas atividades físicas. Isso significa uma série de possibilidades não somente para usuários de smartphones e smartwatches, mas também para desenvolvedores — que agora possuem uma nova ferramenta para explorar sensores e possibilidades dos aparelhos.

 Estamos falando do Google Fit, que foi anunciado como um verdadeiro agregador de informações conseguidas por meio do rastreamento de atividades físicas. Segundo a própria Google, “por meio de APIs abertas, os desenvolvedores terão acesso a ferramentas simples para o compartilhamento de informações entre apps e uma central (sendo o próprio Google Fit)”.

 Vale dizer que grande parte dos recursos é muito melhor aproveitada com a utilização de aparelhos equipados com o Android Wear, mas smartphones podem facilmente utilizar o Google Fit para ter vários dados agregados. E é com base neste app que nós vamos dar todas as dicas que trouxemos neste artigo. Está curioso? Então prepare a sua roupa de exercícios e vamos a elas.

O app principal

 Se você possui um smartphone com o sistema operacional Android a partir da versão Lollipop — tanto um que foi vendido com ele quanto algum que foi atualizado —, o aparelho já está conectado com o Google Fit. Caso você use uma versão mais antiga do Android (Jelly Bean ou KitKat), será necessário realizar o download do recurso manualmente por meio deste link. Vale lembrar que o Google Wear também possui o app conectado automaticamente.



 Como já dissemos, o Google Fit se aproveita dos sensores internos do smartphone para fazer as verificações relacionadas aos exercícios. Isso significa que, quanto melhor for a qualidade dos aparelhos, mais precisas serão as medições de caminhadas, corridas em diversas velocidades e também em pedaladas. Vale dizer que a precisão dos sensores é vital para fazer com que os relatórios fiquem muito mais exatos.

 Perfil e objetivos

 Como você deve saber, 30 minutos de um exercício realizado por uma pessoa de 1,70 metro e 70 quilos gera um gasto de energia bem menor do que se os mesmos fossem realizados por alguém com 1,90 metro e 110 quilos. Por esse motivo é essencial que você realize a edição de seu perfil no aplicativo. De outra forma, todos os resultados exibidos serão baseados em perfis medianos de altura, peso e idade.



 Para realizar as edições, você só precisa clicar sobre o botão de Menu que está no canto superior direito — representado por três pontos verticais —, pressionando “Editar configurações” logo em seguida. Também existe a possibilidade de você pressionar a opção “Adicionar seu peso” para que seja possível realizar um histórico mais elaborado sobre ele. Recomenda-se fazer isso em intervalos regulares.

 Na janela de configurações também é possível adicionar uma série de objetivos para os seus exercícios. Na divisão “Meta diária”, toque sobre “Defina uma Meta” e aguarde enquanto a nova janela é carregada no seu smartphone. É possível escolher entre dois tipos de metas: número de passos ou tempo de atividade física. Todos os relatórios diários ficam baseados nessa meta.

Faça exercícios

 No momento da instalação do Google Fit, você autoriza o aplicativo a rastrear todas as movimentações que você fizer. Isso significa que você não terá que ligá-lo todas as vezes que desejar sair para caminhar ou pedalar — a ativação acontece automaticamente e em segundo plano, de uma maneira totalmente silenciosa, sendo que existem apenas notificações sendo mostradas após as metas serem atingidas.



 Vale dizer ainda que essas notificações podem ser desativadas a qualquer momento, sendo necessário apenas que os usuários acessem as janelas de configurações para que seja possível modificar isso. Agora que tudo está configurado, você precisa apenas sair para fazer seus exercícios e aproveitar ao máximo a chance de melhorar o seu condicionamento físico com a ajuda dos eletrônicos.

 Outra coisa bem importante: se você utiliza o Android Wear — em um aparelho que conta com sensores autônomos —, não é necessário sair com o smartphone toda vez que decidir se exercitar. O próprio vestível pode fazer todas as contagens e depois enviar os relatórios por meio de sincronizações assim que se conectar ao celular ao qual já estiver pareado.

Adicionando atividades

 Como dissemos no início do texto, a precisão das medições é influenciada diretamente pela qualidade dos sensores que você possui em seu smartphone. Isso significa que em alguns momentos você vai perceber que a sua atividade física não foi rastreada da maneira mais adequada — ou seja, estão faltando muitos passos para que tudo fique condizente com o que você fez na sua caminhada.



Também há momentos em que carregar o aparelho pode não ser uma boa ideia — ou você vai querer jogar futebol com ele preso no bolso? Por isso, é muito importante fazer a adição de atividades físicas no seu Google Fit. E é muito simples: basta clicar sobre o botão de Menu que está no canto superior direito — representado por três pontos verticais — e  pressionar “Adicionar Atividade” logo em seguida.

 Na nova janela, escolha o tempo que foi gasto no exercício e também qual foi a atividade realizada durante o período. Em poucos segundos ele será adicionado ao seu relatório diário e você ficará sabendo o quanto está perto de concluir a meta. Dessa maneira, todos os seus exercícios poderão ser adicionados ao Google Fit sem que exista qualquer restrição relacionada à natureza dele.

 Outra situação bem interessante está na possibilidade de edição das atividades passadas. Ao lado do período em que cada atividade física foi desempenhada, você pode encontrar um botão de configurações. Clicando sobre “Editar”, você será levado para uma janela de edição em que será permitido realizar a mudança do período e do exercício utilizado durante aquele tempo.

Resultados

 Os resultados das atividades rastreadas pelo Google Fit podem ser visualizados em duas interfaces principais. A primeira delas é no próprio aplicativo instalado no Android e a segunda é por meio de uma página de relatórios que pode ser acessada pela web por meio deste link. Eles são compostos basicamente por círculos mostrando metas e porcentagens realizadas de cada uma delas.



 É bem fácil alternar entre os relatórios de diversos dias, pois o app permite que todos os dados fiquem armazenados e publicados nas linhas de metas por diversas semanas. É bem interessante fazer também a adição de evoluções do peso para que as informações fiquem bem mais completas, garantindo um acompanhamento muito mais aproximado de como está a condição física de cada usuário.

Conectar apps

 A Google promete que o Fit será uma plataforma muito mais integrada no futuro, passando a oferecer um verdadeiro ecossistema para os consumidores. Por enquanto isso ainda está longe de acontecer e poucos são os aplicativos que permitem a total integração com o sistema. Mesmo assim, é importante mencionar que existem algumas formas de fazer com que ele seja bem mais completo.



 Acessando a janela de configurações do Fit, você pode chegar à opção “Apps conectados”. Clicando sobre ela, você verá o carregamento de uma nova janela e lá estarão listados todos os aplicativos integrados e que estão conectados à conta Google. Como acabamos de dizer, não são muitas as opções, mas Strava, Runtastic, RunKeeper e MapMyRun são alguns dos principais  já disponíveis.

 No futuro, também deve ser possível conectar aparelhos de terceiros que não usam o Android Wear — como sensores de GPS esportivos da Garmin, aparelhos Strava e pulseiras Nike e também de outras fabricantes. Entretanto, não existe um prazo para que uma grande adição desse tipo seja disponibilizada aos consumidores integrados ao Google Fit.

.....

 Gostou de conhecer as formas rápidas e simples de configurar o seu Google Fit para ter o melhor relatório possível das suas atividades físicas? É mesmo muito simples realizar as modificações e edições visando metas sempre atualizadas. Agora é só amarrar os tênis, encher os pneus da bike e partir para mais uma sessão de atividades físicas.
Fonte(s)
Imagens

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.