WhatsApp para PC: linhas de código indicam o desenvolvimento de um cliente desktop


 O WhatsApp conquistou o posto de aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo. Mais do que uma simples aplicação, virou praticamente um fenômeno cultural, onipresente em diversas esferas de nossas vidas.

 Apesar de toda essa extensão, há um campo onde o mais famoso app de mensagens do grupo Facebook nunca pisou. Até hoje, a equipe do WhatsApp se recusa a fazer uma versão para computadores. Ele pode até estar presente em quase todas as plataformas para smartphones, desde o Nokia Asha até o iPhone, contudo nunca colocou os pés nos PCs. Tudo isso, porém, pode mudar.

 Sim, ter finalmente o WhatsApp para computadores pode não ser algo assim tão impossível. Segundo fontes, esse projeto pode já estar a ser levado em consideração pela equipe do app. Recentemente, inclusive, a primeira pista surgiu no pacote APK para a versão do aplicativo no Android.

 Analizando-se o código presente no app para o sistema móvel da Google, acharam-se curiosas referências. A pista indicava um arquivo XML como uma extensão do mensageiro para ser usada no Internet Explorer. E o nome dessa ferramenta era, simplesmente, WhatsApp Web. Logo a seguir, podemos ver uma captura de tela registrando as linhas de código citadas.

 Claro, quando lidamos com tantas fotos de supostos vazamentos, sempre surge aquela dúvida se o material procede ou não. Sobre esse fato, temos uma nova pista igualmente importante. Já existe um site referente a essa extensão, com o domínio web.whatsapp.com.

 Se você tentar acessar essa página, não vai conseguir, pois ela só permite visualização em máquinas autorizadas. Logo, se algo está em desenvolvimento, apenas a própria equipe do WhatsApp está a ter acesso no momento.

 Sobre o reconhecimento de conta, há suspeitas que seja por meio de código QR. Dessa forma, ao abrir o site, vai ser gerada uma sequência especial de imagem no seu desktop. Para validar aquela máquina, você deve usar o WhatsApp de seu smartphone.

 Abrindo o aplicativo em seu celular inteligente, basta selecionar a opção de leitura de QR. Por fim, o usuário vai apontar a câmera para o código em seu PC, e o WhatsApp no smartphone pode liberar o computador para o uso.

 Salientamos, porém, que nada disso é 100% confirmado, portanto ainda estamos no campo das especulações. Não podemos crer, no entanto, que todas essas informações embutidas no APK sejam apenas de enfeite.

 Vale lembrar, porém, que o WhatsApp sempre foi extremamente rígido com seu modelo de negócios. A aplicação exige que o seu aparelho esteja conectado a uma linha telefônica. Logo, nem tablets, nem iPod Touch com iOS, nem computadores podem acessá-lo atualmente.

 Acontece que, dessa forma, a própria aplicação deixa de atender a um imenso público. E, sendo agora propriedade de Mark Zuckerberg, talvez seja hora de expandir o seu serviço.

Fonte: Tudocelular

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.