Entenda por que o WhatsApp Web não saiu para o iOS (e só para o Chrome)

Ontem (21), em meio ao espetacular evento da Microsoft, uma notícia pegou todos de surpresa: a chegada do WhatsApp Web, uma versão do mensageiro para o Google Chrome - Windows Phone, BlackBerry, BlackBerry 10 e Nokia S60 podem proceder para utilizar o serviço.

 No entanto, depois de anunciada a novidade, um aspecto muito curioso também chamou atenção de pessoas do mundo todo: por que o iPhone ficou de fora da brincadeira? Afinal, qual é o motivo de o aparelho da Apple com iOS não receber essa adição prática e muito bem-vinda em nosso dia a dia? É isso que tentaremos responder com esta matéria.

Plataformas compatíveis com o WhatsApp Web.

“Milhões de usuários” ≠ “todos os usuários”

 Ao informar que, pela primeira vez, “milhões de usuários terão a possibilidade de usar o WhatsApp no navegador do computador”, os administradores do serviço foram categóricos. Afinal “milhões de usuários” não é a mesma coisa que “todos os usuários”.

 A justificativa encontrada no post do blog oficial do serviço apenas menciona que a versão web do mensageiro não saiu do forno “devido a limitações da plataforma da Apple”.

WhatsApp

O que o WhatsApp diz

 Segundo um porta-voz do mensageiro que conversou com o site Gigaom, “a Apple não tem a capacidade multitarefa de segundo plano e a tecnologia push [um estilo de comunicação baseada na internet]. Portanto, [sem isso] seria uma péssima experiência aos usuários do iOS”.

 Apesar disso, o WhatsApp deixa claro que a variante web do serviço vai chegar para os possuidores de um iPhone, embora não exista uma data exata (ou mesmo aproximada) para isso acontecer. A mensagem do atual CEO da empresa também deixa claro que, por enquanto, os usuários do iOS não poderão experimentar essa novidade.


O que a Apple diz

 Buscando uma resposta mais clara para o problema, o site espanhol do Gizmodo procurou um engenheiro da Apple para mais explicações. Segundo o entrevistado, “as APIs de multitarefa do iOS não permitem realizar certas funções especificas quando um aplicativo está em segundo plano", explica.

 "Para o que o WhatsApp Web tenta fazer, um app do iOS deve ser capaz de manter uma conexão aberta com um servidor, ou aceitar conexões de entrada a partir do navegador, independente de o usuário colocar o aplicativo em segundo plano”, conclui o engenheiro.


E só para o Google Chrome?

 A explicação, neste caso, é um pouco mais fácil de entender, mas mais difícil de aceitar. Ainda segundo o site Gizmodo, tudo acontece por causa do WebRTC, um padrão desenvolvido pela World Wide Consortium (a famosa W3C), quer permite aos navegadores fazerem chamadas de voz, conversas em vídeo e principalmente conversas em tempo real, funcionalidade da qual o WhatsApp tira proveito.

 Por enquanto, o Google Chrome é a opção que melhor trabalha com esse padrão, embora o Opera e Firefox também tenham suporte. No final das contas, não importa se o programa consegue ou não lidar com o WebRTC, já que o bloqueio é feito por navegador e apenas a solução da Google é permitida.

WhatsApp Web só funciona no Google Chrome.
.....

 Será que o WhatsApp Web vai realmente chagar ao iOS? E quando isso vai acontecer? E por quanto tempo será que o Google Chrome vai continuar a ser o único navegador a ter suporte à versão web do mensageiro?

Fonte(s)
Imagens

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.