Google apresenta Spiral 2; smartphone modular do Projeto Ara será lançado ainda em 2015


 A Google está realizando hoje uma conferência sobre o projeto Ara, onde está sendo divulgado o seu estágio atual e as ambições para o futuro próximo. Dentre as novidades apresentadas pela companhia está o Spiral 2, novo modelo de smartphone modular que promete ser muito mais seguro, prático e possível do que era visto até o momento.

 Com o novo aparelho, foram apresentados 11 módulos que podem ser trocados em hot-swap, ou seja, mesmo sem que o dispositivo seja desligado. Além disso, todos eles contam com um design diferenciado, que busca despertar o interesse dos desenvolvedores para que sejam criados novos modelos.

 Mesmo sendo apenas um protótipo, o Spiral 2 é capaz de realizar chamadas e conectar em redes 3G. Entretanto, o firmware para o dispositivo ainda não está totalmente terminado, pois existem inúmeras variáveis que precisam ser avaliadas para que o gadget seja realmente considerado pronto para encarar o mercado, como afirmou o próprio Paul Eremenko, gerente do projeto.


 As mudanças do Spiral 2 em si podem ser vistas nos conectores magnéticos, que são responsável também por manter os módulos imóveis e em seu devido lugar. Além disso, já existem dois processadores fabricados pela NVidia e Marvell compatíveis com o aparelho, e um terceiro sendo desenvolvido pela Rockchip.

 Vale notar ainda que as próprias antenas para redes estarão disponíveis em forma de módulo, o que permitirá que o usuário escolha se deseja possuir uma conexão 4G ou não, por exemplo. Devemos destacar, entretanto, que os módulos ainda não podem ser fabricados através de impressoras 3D, ao menos por enquanto, já que a tecnologia existente atualmente não é capaz de trabalhar com a quantidade exigida, além de não poder ser garantido o nível de qualidade esperado pelos usuários.

 Ao invés disso, os módulos serão fabricados utilizando sublimação de tinta plástica, que permite a moldagem adequada e um alto nível de personalização, que é um dos principais objetivos deste projeto.


 A Google já afirmou estar trabalhando no Spiral 3, que contará com algumas mudanças com relação ao aparelho atual, como as conexões de dados sem contato entre os diferentes módulos, sendo substituídos os pinos com conectores indutivos por um modelo que não atrapalhe a experiência. Além disso, o modelo contará com novos ímãs para garantir a máxima segurança aos módulos, e suas antenas serão deslocadas para o corpo do aparelho, ao invés de serem disponibilizadas separadamente.

 Foi dito ainda que o novo modelo possuirá um consumo de energia menor, suportando ainda baterias de maior capacidade e sendo mais flexível. Dentre as opções estudadas pela empresa estariam módulos de bateria com opções de ciclo de vida longo ou curto, que permitiriam cargas mais velozes ou uma duração maior, dependendo da necessidade do cliente.

 A Google informou que o Spiral 2 estará disponível em Porto Rico ainda em 2015 como um teste, e que seu sucessor deverá chegar inicialmente ao mesmo mercado algum tempo depois. Ainda não há qualquer previsão para que o Projeto Ara esteja disponível em outros mercados.

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.