MediaTek alega que seu chipset Helio X20 é 33% mais rápido que Snapdragon 810


 Muito tem se falado sobre o tão aguardado chipset Helio X20 da MediaTek. O seu grande diferencial contra a concorrência é trazer nada menos do que 10 núcleos de processamento. Não vamos discutir por enquanto se o Android saberá aproveitar todo este potencial, mas já vimos o novo produto da MediaTek atropelar seu rival Exynos 7420 da Samsung em testes de benchmark.
 Helio X20 é formado por um cluster com dois núcleos Cortex-A72 trabalhando na velocidade máxima de 2,5 GHz, garantindo um grande desempenho para o smartphone ou tablet. Para equilibrar a balança do desempenho/consumo, nós temos um segundo processador contando com quatro núcleos Cortex-A53 rodando a 2 GHz. Estes deverão ser os responsáveis pela maior parte das solicitações enviadas à CPU. Por fim, para realizar tarefas mais básicas, temos um terceiro bloco com mais quatro núcleos Cortex-A53, mas desta vez trabalhando a 1,4 GHz, trazendo uma grande redução no consumo.
 De acordo com a MediaTek, essa solução com três clusters é mais eficiente do que uma similar com apenas dois. Isso é possível graças à memória cache que é compartilhada entre todos os 10 núcleos. Assim, quando uma aplicação precisa processar uma informação, o cluster mais fraco formado pelos Cortex-A53 a 1,4 GHz serão responsáveis pela tarefa, caso eles não deem conta do recado, os Cortex-A53 mais rápidos serão usados para completar o processamento. Se mesmo assim o processo durar mais do que o esperado, entram em ação os parrudos Cortex-A72. Tudo isso será controlado por um chip dedicado chamado de CorePilot, que saberá administrar a carga de forma eficiente para que a CPU consuma o mínimo de energia sempre que possível.
 Na imagem acima, vemos que quando apenas um núcleo é usado, no caso o Cortex-A72 no Helio X20 e Cortex-A53 no Helio X10, mostra que há um ganho de 70% no teste do GeekBench. Já quando todos os núcleos são analisados, vemos uma diferença de 15%. Neste teste não entra em consideração a GPU do componente, já que a nova Mali-T880 tem um ganho muito superior quando comparada à antiga Mali de geração passada do Helio X10. Mas é curioso ver uma diferença tão pouca entre um SoC deca-core com núcleos potentes contra um octa-core com núcleos mais fracos.
 MediaTek também aproveitou para fazer um comparativo com seus grandes rivais Exynos 7420 e Snapdragon 810. Quando apenas um núcleo é teste, o Cortex-A72 também supera o Cortex-A57 encontrado em ambos chipsets da Samsung e Qualcomm. Quando todos os núcleos estão em ação, também vemos que o Helio X20 está acima, passando de 6 mil pontos. Aqui, o Exynos 7420 alcança pouco mais de 5 mil pontos, enquanto o Snapdragon 810 fica próximo de 4,5 mil.
 Claro, temos que ver que estes testes foram realizados pela MediaTek, o que podemos esperar que ela favoreça o seu novo produto. De qualquer forma, ter 10 núcleos de processamento deve garantir um desempenho espetacular para o chipset, mas vamos esperar para ver como o Android conseguirá tirar proveito disso tudo.
Fonte: Tudocelular

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.