Mercado de smartphones: brasileiros preferem aparelhos com telas grandes

 O Mercado de smartphones no Brasil tem crescido exponencialmente e, apesar da atual crise econômica, os brasileiros ainda estão dispostos a gastar em aparelhos com telas maiores. Segundo dados do IDC fornecidos ao TecMundo pela Samsung, 37% de todos os smartphones vendidos em 2015 no Brasil têm telas com tamanhos entre 5,1 e 5,1 pegadas. Em 2014, essa taxa era de 18%.
 Apesar disso, a média de tamanho do mercado geral ainda está na faixa das 4,5 e 5,0’’. Entretanto, Renato Citrini, gerente sênior de marketing da marca coreana no Brasil, tem uma explicação plausível para isso:
 No mercado brasileiro, não é o mais barato que vende mais. O volume de vendas flutua nem sempre em função preço, mas é influenciado. Os aparelhos que custam entre R$ 700 e R$ 900 são os mais vendidos, mas a maioria deles ainda tem telas menores, ente 4,5’’ e 5,0’’. Por isso a média geral continua assim.
 Citrini não pôde nos fornecer dados mais concretos, como quantidade de aparelhos vendidos nessa categoria, mas é importante ressaltar que essa tendência em relação aos modelos de telas maiores é referente a todas as marcas, e não só à Samsung.
 A categoria dos modelos de tela maior tem ganhando cada vez mais importância ao passo que smartphones com displays menores que 4,5’’ têm se tornado praticamente irrelevantes. “Nós já tínhamos detectado essa tendência globalmente, que as pessoas queriam mais espaço de tela. Por isso lançamos o primeiro Galaxy Note lá em 2011 e começamos a puxar o mercado. Até aquele ano, não havia nenhum smartphone com tela maior que 5,0’’ no Brasil”, explicou Citrini.

Mais possibilidades 

 Essa mudança de preferência teria a ver com o aumento das possibilidades que os smartphones oferecem. Quanto mais utilidade o aparelho tem para o usuário, mais espaço no display ele vai querer para que a utilização se torne confortável. Esse conforto não é oferecido por smartphones pequenos e, por isso, a categoria tende a ficar cada vez menos importante.
 O Brasil é um mercado maduro. Já existe um público que conhece bem o smartphone. Mesmo aquele usuário que vai comprar o primeiro smartphone vai dar preferência para os modelos de tela grande em detrimento dos de telas pequenas, completou Citrini.
IMAGEN(S)

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.