Android N permite alterar o DPI da interface com o recurso ‘zoom de tela’


 Google lançou ontem a primeira versão prévia do Android N. A novidade é voltada para desenvolvedores testarem os novos recursos que serão apresentados oficialmente durante o evento Google I/O que acontecerá em maio. Claro, nada impede que os usuários possam instalar este firmware beta para testar tudo que a versão 7.0 terá como diferencial para oferecer. E a grande notícia é que um recurso que era esperado há muito tempo finalmente começou a ser implementado de forma nativa no código do robozinho, a possibilidade de alterar o zoom na tela.
 Para os usuários mais avançados do Android, esta possibilidade de alterar o tamanho dos elementos gráficos da interface é conhecida como DPI. Era preciso realizar o processo de root para modificar o arquivo build.prop ou usar algum app específico para deixar o conteúdo da melhor forma possível para sua visão. Alguns preferem elementos menores, o que permite que uma maior quantidade de elementos seja exibida ao mesmo tempo. Já outros curtem ícones grandes com fontes largas para facilitar a visualização e o uso do sistema.
Menor zoom possível (esquerda) - zoom padrão (direita)
 No Android N você não chega a ter toda a flexibilidade de escolher um número para o DPI, mas agora é possível selecionar entre cinco opções de zoom de tela: pequeno, padrão, grande, maior e imenso. Como pode ser visto nas imagens abaixo, a ferramenta mostra uma prévia de como ficará a interface, antes mesmo que você selecione uma delas como definitiva. Esta opção fica dentro de Configurações > Tela > Tamanho de tela.
Menor zoom possível (esquerda) - maior zoom possível (direita)
 De acordo com informações no código do Android N, essa escala de zoom vai de 0,85x a 1,5x. Ela é diferente da opção de apenas alterar o tamanho da fonte, já que aqui os elementos visuais, ícones, barra na navegação e status também aumentam. A parte ruim é que os desenvolvedores terão que adaptar seus apps para escalonarem corretamente de acordo com o nível de zoom aplicado, ou podemos ver elementos gráficos sendo exibidos de forma errada na tela. Talvez esse seja um dos motivos de Google ter liberado o firmware de teste mais cedo para os desenvolvedores. A boa notícia é que os apps precisam ser compatíveis com o tamanho de 320dp, onde muitos já são.

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.