MediaTek revela primeiros detalhes do seu novo chipset deca-core Helio X30


 Helio X20 foi anunciado em 2015 como o primeiro chipset com dez núcleos do mercado. Ele é formado por um cluster com dois núcleos Cortex-A72 trabalhando na velocidade máxima de 2,5 GHz, garantindo um grande desempenho para o smartphone ou tablet. Para equilibrar a balança do desempenho/consumo, nós temos um segundo processador contando com quatro núcleos Cortex-A53 rodando a 2 GHz. Estes deverão ser os responsáveis pela maior parte das solicitações enviadas à CPU. Por fim, para realizar tarefas mais básicas, temos um terceiro bloco com mais quatro núcleos Cortex-A53, mas desta vez trabalhando a 1,4 GHz, trazendo uma grande redução no consumo.

 Enquanto a novidade ainda não chegou ao mercado, MediaTek já lança mais informações sobre o seu novo chipset deca-core, chamado de Helio X30. Enquanto o X20 ainda é fabricado a 20 nm, o X30 chegará com fabricação a 16 nm pela TSMC. Isso deve garantir um maior desempenho com menor consumo e aquecimento. Outra mudança é que MediaTek trocará os processadores Cortex-A57 pelos novos A72 da ARM, trazendo um ganho de até 60%. Neste caso serão implementamos seis núcleos Cortex-A72 em conjunto com mais quatro Cortex-A53.
 A empresa não chegou a entrar em detalhes sobre outros componentes como a GPU. No Helio X20 vimos a Mali-T880MP4, que é uma solução bastante atual da ARM, mas que deixa a desejar para a T880MP12 e Adreno 530, soluções gráficas encontradas nos rivais do Helio X30. Além disso, MediaTek ainda usa memória LPDDR3, enquanto Samsung e Qualcomm já partiram para a mais rápida versão, LPDDR4. Se a empresa realmente tem planos de competir no mais alto segmento de desempenho móvel, então precisará caprichar no seu novo chipset.

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.