Intel mata linha Atom e desiste de mobile para focar em produtos rentáveis

 Com uma representatividade tímida no mercado de smartphone e tablets, a Intel resolveu abandonar de vez este segmento ao anunciar o cancelamento da produção de novos chips dedicados para tais dispositivos.
 A informação foi divulgada no site da Forbes pelo analista Patrick Moorhead, que divulgou detalhes de um email, no qual um representante da Intel informava sobre o corte de 12 mil funcionários e o cancelamento da fabricação de processadores Intel Atom (modelos de codinome Sofia e Broxton).
 Aparentemente, após investir bilhões nesta ideia, a fabricante percebeu que a rentabilidade não compensava e resolveu focar seus esforços em mercados mais promissores (como a linha Intel Core, que agora já tem chips mais robustos para tablets, como os da série M).
 A notícia vem para confirmar algo que já era esperado, como já havíamos percebido com as informações de que a ASUS, uma das principais parceiras da Intel, deve mudar os chips de seus próximos aparelhos para modelos da Qualcomm.

Novas apostas e suporte das atuais linhas

Além de cancelar o desenvolvimento de novos produtos, a Intel também deve parar de fabricar os chips da série Atom X5, conhecidos como Cherry Trail, já que os novos Celeron e Pentium (de codinome Apollo Lake) devem entregar a performance necessária para tablets e híbridos mais básicos.
 De acordo com a notícia publicada no site PC World, uma das coisas que fez a Intel mudar seu posicionamento foi sua visão para o mercado de tablets. A empresa não enxerga mais este segmento como algo separado, uma vez que as fabricantes estão em uma fase de convergência e tendem a criar produtos mais versáteis, que requisitam mais processamento.
 Apesar dessa mudança abrupta, a Intel revelou que não pretende abandonar os consumidores e fabricantes que já usam produtos da linha Atom. O suporte para chips Sofia 3G/3GR, Bay Trail e Cherry Trail será mantido, mas os esforços estarão concentrados em novos processadores que chegam em breve ao consumidor.
FONTE(S)
IMAGEN(S)

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.