Wi-Fi 802.11ax: chips da Qualcomm com conexão até 4x mais rápida chegarão em breve ao mercado



 A Qualcomm Technologies, Inc anunciou nesta segunda-feira (13) os primeiros produtos com Wi-Fi 802.11ax de ponta a ponta, que incluem o chip IPQ8074, solução para estrutura de redes, e o QCA6290 para dispositivos conectados.
 Os produtos foram criados para melhorar a experiência de uso (especialmente em lugares muito lotados), com quatro vezes mais capacidade, velocidade e uma maior duração de bateria.
 Explorando melhor o espectro Wi-Fi, as soluções 802.11ax, que foram apresentadas pela primeira vez ano passado durante o 4G/5G Summit em Hong Kong, são ideais para cenários complexos, com alta densidade de dispositivos e tráfego de dados, algo que pode acabar comprometendo a qualidade das conexões.
Mais eficiência e consistência


 A tecnologia Wi-Fi 802.11ax suporta 12 faixas — oito de 5 GHz e quatro de 2.4 GHz — além de oferecer canais 80 MHz e recursos como, por exemplo, 8x8 MU-MIMO.
 As soluções também confiam-se em técnicas de redes celulares como a OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) e agendamento de tráfego, que resultam em uma maior eficiência e consistência de desempenho, além é claro, de altas velocidades de download e upload.
Menor uso de energia


 Aliado às otimizações de tempo de funcionamento (wake-up time), a solução deve reduzir o consumo de energia em até 2/3, resultando em uma maior vida útil de bateria, sem sacrifícios no desempenho.
 A melhor parte é que, embora o benefício seja mais notável em aparelhos com Wi-Fi 802.11ax, as atuais tecnologia ('ac' e 'n') também desfrutarão de uma melhora no desempenho da conexão quando navegando em redes 'ax'.

IPQ8074

 Processador criado para entregar um maior alcance, desempenho e capacidade para pontos de acesso empresariais, gateways de operadoras e roteadores.
Destaques:
  • Até 4x mais desempenho chegando a velocidades de 4.8Gbps e uma maior cobertura
  • Conectividade facilitada com recursos inteligentes, simplificando a configuração
  • Plataforma tudo-em-um que integra radio, MAC, processador de acelerador e rede

QCA6290

 Processador cliente que oferece maiores velocidades de conexão, menor consumo de bateria, e experiência de uso ainda mais rica, seja para escritórios, casas, espaços públicos ou automóveis.
 Ideal para usos que incluem vídeo-chamadas, conexão em automóveis com múltiplos streaming de vídeo ou streaming de vídeo em resolução Ultra HD (4K).
Destaques:
  • Até 4x mais velocidade em ambientes com alta densidade de dispositivos
  • Velocidades de até 1.8Gbps combinando bandas 2.4 e 5GHz
  • Menor consumo de energia
 O wi-Fi 802.11ax não deve ser assinado até o final do próximo ano, mas para preparar uma estreia no mercado, é bem comum que alguns componentes que adotam o novo padrão sejam produzidos antes da oficialização do padrão.
 Esperamos que o preço dos produtos seja interessante, pois mesmo com o wi-fi 802.11ac já lançado há mais de um ano, muita gente ainda utiliza o 802.11n, devido ao alto valor cobrado em roteadores e modems com a tecnologia mais recente.

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mais e ultilizado pela equipe que trabalha no site. Twitter: @tecworldk. Whats: (+55) 11-958602911 (Duvidas).

Compartilhe e Divulgue o Site! :)

Inscreva-se e Receba todas as Notícias no seu Email.

Postagens Relacionadas

Comente, Pergunte, Avalie. Estamos pronto pra Responder sua Duvida.